[Resenha] Linhagens - Eleonor Hertzog











Linhagens
Autora:
Eleonor Hertzog
Série: Uma Geração. Todas as Decisões
Editora: Letra Impressa
Páginas: 700


Olá tripulantes,

Hoje eu trago para vocês uma resenha bem legal de um livro que será publicado em breve.
Linhagens é o segundo livro da série Uma geração. Todas as decisões da Eleonor Hertzog que inicia com o livro Cisne (v. resenha aqui).
Tenho que começar com minhas impressões, porque a Eleonor é uma das minhas autoras preferidas na atualidade, não porque ela é parceira do blog, mas eu simplesmente estou ADORANDO a série. Quem vê Cisne pela primeira vez, se assusta com o tamanho do livro e, quem recebeu a brochura de Linhagens sabe que a Eleonor adora escrever, hehehehe, mas ela consegue prender o leitor de um jeito tão fantástico que ele acaba esquecendo a quantidade de páginas do livro e até o mundo ao redor quando começa a leitura, estou falando por experiência própria.
Eu disse uma vez que a Eleonor cria um mundo mágico nos seus livros que envolve o leitor na trama e este acaba por ser mais um dos personagens do livro, vivendo as alegrias, tristezas, aventuras que ocorrem. E com Linhagens não é diferente, repleto de aventura, fantasia e uma pitada de romance (para quem, como eu, estou adorando os encontros e desencontros desses adolescentes, hehehehehehe) em um romance indicado para o público juvenil e adulto.
Estou como vários personagens da trama, cheia de "coisas" na cabeça. Essas "coisas" são as impressões, conjecturas e ansiedade pelo que vai acontecer daí para frente. Tenho que admitir que há muito tempo não acompanho uma série com tamanha apreensão.

A Terra estava com pressa.
Chances demais haviam sido perdidas, erros demais haviam sido cometidos. O tempo estava acabando.
Eles seriam reunidos agora: jovens cheios de criatividade, planos e sonhos, com o coração generoso que apenas os jovens sabiam ter. Eles eram os melhores. Neles, toda esperança estava depositada. Se eles falhassem, seria o fim.
Que os sonhos fossem grandes o bastante.
Que os corações fossem realmente generosos.
que pensassem, enquanto fosse possível, que estavam somente vivendo suas vidas... Porque um dia descobririam que estavam vivendo a vida de todo aquele mundo!
Um dia, eles saberiam:
"A esta geração, todas as decisões."   (p. 05)

Nesse segundo livro a Eleonor inicia a narrativa com a tripulação do Cisne e a sensibilidade de Peggy avisando sobre a presença de morte na ilha que faz parte da rota do navio, nas proximidades do Mar Negro. Após vários questionamentos à Peggy por parte do Doutor Henry sobre a existência de perigo, eles resolvem ir, conferir e realizar a contagem de focas, como fazem normalmente, mas ao chegar na parte mais central da ilha descobrem quase mil focas mortas sem uma causa aparente.
Após a coleta de material para análise no barco o senso se perigo ainda não dá sinais, mas Giles, que está trancado em sua cabine, começa a se sentir em perigo constante e não entende, sobretudo à medida que a noite se aproxima. Enquanto isso, Teo e Tim, haviam permanecido na ilha para realizar medições mais precisas sobre a ilha.
O Palácio de Senira, percebendo a presença das mortes das focas identifica seus inimigos, Strils, criaturas milenares e noturnas que se alimentam da vida e, qualquer embate com esses causa grande destruição, então, para que os Senhores do Palácio não interfiram, Senira os colocou para dormir em um sono profundo e se preparou para o ataque.
O primeiro sinal de que algo estava ocorrendo foi o pressentimento imediato de Peggy alertando para que fosse embora imediatamente do lugar, essa sesnsação se amplia quando percebe que todas as focas da ilha começam a fujir desesperadas para alto mar.

Peggy correu para a janela, soltando em rápida sucessão os três foguetes sinalizadores vermelhos que informariam a Tim e a Teo, na ilha, para largarem tudo, inclusive os equipamentos, e salvarem suas vidas. O alarme não funcionou, mas os motores do Cisne rugiram, começando a virar o barco para o mar aberto. (p. 23) 

Então começa uma das passagens mais agitadas e interessantes do livro, o embate entre o Palácio de Senira e os Strils (que estão perseguindo Teo e Tim para se alimetarem de sua força vital) e o Cisne, no meio disso tudo sem nenhum equipamento funcionando e o barco sendo empurrado para a ilha por Senira. Como Tim e Teo conseguirão escapar dos strils e como a tripulação do Cisne ficará?
Adianto que o Giles vai será aquele que descidirá entre a vida ou morte de todos, qual será a decisão do nosso nada simpático repórter?
E adianto ainda que Peggy terá sua cota mais do que ampla de participação quando despertar o seu coração de Senira for despertado (mas só váo saber como com a leitura, hehehehehe).
O fato de Peggy ter despertado o coração de Senira, levantou suspeitas sobre o rompimento ou não dos seus bloqueios mentais, o que colocaria em risco a vida de vários herdeiros, sopretudo seu dirlon (irmãozinho mais que querido) Peter.
Assim, começa uma briga entre Henry e Doris contra Paul, Robert Diure e os demais Senhores pela vida de Peggy, com muita aventura e descobertas surpreendentes sobre o passado e o presente de alguns Senhores e qual será o futuro de Peggy. E como se não bastasse, o Henry descobre que o elo que liga Peggy a Peter é um elo de compromisso e, que Loon, irmão de Peter também se apaixonou por Peggy, mas apenas um poderá seguir o compromisso.

- Esses dois fedelhos se apaixonaram pela mesma garota - disse Henry para o mapa. - A camuflagem e as mentiras foram para se defender de pais, avô e Casa! Aos quatorze anos, já sabiam muito bem o que era estar apaixonado e, por tudo que fizeram, é óbvio que sabiam também o que acontece quando um par de gêmeos de Linhagem quer a mesma companheira: quem ficar sem a garota, morre! Onde está o mapa mental daquela tranqueira de elo?! (p. 238)

Saindo do núcleo central e indo para os secundários, estou adorando o desenrolar do quase-que-romance de Michele e Anton, que está descobrindo aos poucos os costumes terráqueos.  E o grupo de Treinamento, cujos integrantes estão sipostos a tudo para salvar sua amiga Peggy.
Gente o livro é muito bom e tanta coisa acontecendo e eles ainda nem entraram na Escola Avançada de Champ-Bleux.
Espectativas? Todas, com certeza ainda vem muita coisa boa por aí, a esperança é que a Eleonor disse que assim que terminar a revisão de Cisne para sua segunda edição, ela vai se dedicar com tudo ao terceiro livro, então vou ficar aguardando!!!

Boa Leitura!

2 comentários:

  1. A resenha ficou ótima!!! Eu adorei.
    Realmente Linhagens tá maravilhoso e a Eleonor escreve bem demais.

    Beijos

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  2. Sim Juliana,

    o livro está ótimo, ansiosa pelo terceiro agora, hehehehe!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Copyright © Yume e os Livros
Design by Ana Zuky | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google +