[Resenha] Adormecer do fogo - Ben Green













Adormecer do Fogo
Autor: Ben Green
Editora: Dracaena
Páginas: 285


"Lembro-me bem. Gritei que não podia ser verdade e corri para ajudá-la, chamando seu nome. Mas Sa-Tûr, que estava na minha frente, me segurou. Não permitiu que eu fosse ajudá-la. Eu gritava contra as criaturas e meu irmão gritava para que nos salvássemos já que nossa irmã havia morrido para isso." (p. 32)

O que você faria se ainda não dominasse a técnica de fazer fogo? E se a única chama que você conheceu por toda sua vida tivesse sido apagada?
Conheça a história da tribo Gha-laad, os únicos que detinham o Ghaad (como chamavam o fogo). Uma tribo com exímios caçadores e, o interessante, apresenta uma estrutura matriarcal, uma vez que a "chefe", por assim dizer é a Ma-Ghaad (detentora e aquela que cuida da chama).
Os Gha-laad estavam indo se abrigar nas cavernas para passar o inverno quando foram atacados por um grupo de Aixians, que além de terem matado vários homens e mulheres apagaram com a chama pertencente à tribo.
Quando chegam nas cavernas, os Gha-laad estão apreensivos, o que será deles, como passariam aquele inverno, alguns de seus caçadores já estavam perecendo diante o frio, apenas Sa-Tûr e seus homens permaneciam como se o frio não os tocassem.
Sa-Tûr, um dos melhores caçadores dentro da tribo, havia sido banido muitos anos atrás por não ter passado no teste de maioridade, mas acaba sendo novamente aceito entre os seus por ter conhecimentos que vão além daqueles detidos pelos demais caçadores, e entre esses estão técnicas não usuais de caça e o uso de ervas, estas que ele mostra à Ma-Ghaad como usar para diminuir a sensação de frio, mas o estoque que ele tem é pequeno para todos.
Durante uma reunião, o jovem Me-feu defende a ideia de que eles devem ir atrás de um novo Ghaad e assim começa a jornada em busca do fogo.
Me-nec, Me-deu, Me-feu e Sa-Tûr (caçadores), Ri-Zir (a guardiã dos escritos antigos), duas Ma-Mar (membros femininas do séquito real e guardiãs da Ri-Zir) e três Ma-Fi (que emprestavam a força do seu útero para os caçadores) irão percorrer caminhos desconhecidos e conhecer outros povos, outras histórias de Ghaads.
O livro é dividido em duas partes, O adormecer do fogo, onde destaco Ri-Zir e Sa-Tûr como os protagonistas e conta o início da jornada e as perdas que vão ocorrendo à medida que o tempo passa; e a segunda parte, Despertar do fogo, onde destaca-se Me-feu e Cabelos de fogo.
O livro é repleto de ação, romance, dúvidas, escolhas, que fazem o leitor torcer por alguns personagens, ficar apreensivo para saber como as coisas terminarão.
Tenho que admitir, que adorei a primeira parte, acho que o jeito e a força de Sa-Tûr fazem com que você torça por ele e queira saber como tudo vai terminar.
Já Me-feu, eu tinha vontade que uma Aixian o encontrasse e acabasse com ele (kkkkkkkk).
Mas, impressões pessoais sobre os personagens do livro à parte, foi uma leitura que me surpreendeu, gostei muito, até reli a primeira parte do livro, só fiquei com o gostinho de quero mais...
Como continua a história de Sa-Tûr? Como ficaram os Gha-laad que permaneceram na caverna? Os participantes da jornada conseguem retornar para os seus? E outros questionamentos, mas se escritos aqui viram spoilers, então...

Boa Leitura!

Um comentário:

  1. Adorei conhecer a estória e os personagens. Tem tudo pra ser uma boa leitura. Já chamou minha atenção por falar nas mulheres detentoras do Ghaad. Bem diferente e original a estória. Vou experimentar ler este também. Obrigada pela dica. Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!

Copyright © Yume e os Livros
Design by Ana Zuky | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google +